Santiago
Santiago é a ilha onde eu nasci e cresci até a minha vinda para Portugal em 2005.
Esta ilha é considerada o berço da Cabo-Verde. Santiago, considerada a ilha mais africana de todos e onde os contrastes são mais nítidos, oferece uma infinidade de montanhas e vales, percursos e trilhos, naquela que é a maior ilha do arquipélago e que acomoda metade da população do país. A ilha oferece uma riqueza cultural, gastronómica e paisagem única, para além de belas praias. É aqui também que encontrará as memórias de outros de outros tempos, no silêncio e nas ruínas da Cidade Velha, antiga Ribeira Grande, primeira cidade portuguesa. Possui igualmente bonitas baias e enseadas. As praias mais lindas em Santiago são consideradas os de São Martinho, Praia-Baixo, São francisco, Ribeira de Prata e Tarrafal a minha praia favorita. Sempre que eu fazia uma visita ao Tarrafal dava um mergulho!
Aconselho quem visitar Cabo verde para visitar a também a Ilha da Boavista. Um das mais visitas no memento em Cabo verde. Fica situada mais a leste, distando apenas 455 km da costa africana.
Sua superfície de 620 km² a torna a terceira maior ilha do País, depois de Santiago e Santo Antão. Tem cerca de 31 km de norte a sul e 29 km de leste para oeste. A maior povoação da ilha é a vila de Sal Rei, com cerca de 2500 habitantes.