UCP - Coloquio

No dia 30 de Novembro de 2012, a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa Junto com o Centro de Estudos e Culturas organizou, um Colóquio acerca da relação entre Portugal e Brasil visto que este ano é o ano de Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil, com uma grande focagem na novela "Gabriela" a novela que bateu recorde em Portugal a 35anos atras e que agora a rede globo resolveu fazer um Remake. O evento conta com a apresentação de Maurício Kubrusly, jornalista da Rede Globo. 

O Colóquio decorreu na Universidade de manhã até tarde. Contou com a presença de vários professores da FCH, actores da TV Globo, escritora, Professora da Universidade de Brasília o Director da rede TV Globo Portugal e representantes da SIC e TVI. 

Foi abiordado neste dia que se celebra 77 anos da morte de Fernando Pessoa, um dos elos de ligação entre Brasil e Portugal. 

A “Gabriela”, quando apareceu em Portugal – foi um fenómeno. Surgiu num momento histórico importante. O evento conta também com a presença de uma das personagens da novela, José Wilker. Ele, (Corenel Jesuíno) actor presente nas duas produções de “Gabriela”, discursa acerca do desenvolvimento da Rede Globo ao longo dos anos. Refere igualmente algumas diferenças entre as das produções de Gabriela, sendo que a primeira cunhava mais o factor político.

 Foi realizado o visionamento de um vídeo acerca da Rede Globo e a sua influência no Mundo.

Elogia a capacidade de Jorge Amado de alertar e consciencializar para diferentes realidades com ironia e muito humor.

De manhã, a mesa conta com a presença de José Wilker – actor; Mauro Alencar – especialista em teledramaturgia; Adriana Martins – Professora da UCP; Eduardo Cintra Torres – Professor da UCP; Isabel Ferin Cunha – Professora da Universidade de Coimbra.

A Professora Isabel Ferín Cunha, investigadora académica no seio da comunicação social e das ciências da cultura emerge como a última oradora da primeira mesa. A Prof.ª afirma que a “Gabriela” teve um papel determinante na criação de um mercado mediático em Portugal. 

A segunda mesa conta com a presença do actor Lima Duarte, a autora de novelas Maria Adelaide, segue-se a Professora da UCP Catarina Burnay, e, por fim, a Professora Maria Immacolata Vassalo de Lopes

O actor Duarte Lima fala acerca de uma representação da vida de António Padre Vieira e algumas interpretações feitas assim como a recitação de um poema. Lima Duarte representou um período da vida do Padre António Vieira e recorda esses momentos. Posteriormente o visionamento de um pequeno excerto de uma participação de Jorge Amado e fala ainda da importância da língua Portuguesa. Após Lima Duarte, a autora de novelas Maria Adelaide, portuguesa vive no Brasil e fale português do Brasil. Ela é autora de mini-séries tais como “Os Maias”, “A Casa das Sete Mulheres” entre outras produções televisivas. Recorda os seus tempos de juventude, numa altura em que teve a possibilidade de ler imensos livros, autores tais como Camilo Castelo Branco ou Eça de Queirós. 

Posteriormente este discurso que Maurício Kubrusly denomina de “emocionante”, toma lugar no púlpito a Professora Catarina Duff Burnay desafiando-nos a olhar criticamente a ficção televisiva. 

São descordadas algumas datas que marcaram alterações na televisão, 1988 com a Revisão Constitucional, e 1992 com a criação da SIC. Depois, 1995, com a primeira Guerra de Audiências. Entre 1992 e 2012 foram inúmeras as produções fictícias. Entre 1999 e 2001 a TVI é comparada pela MediaCapital e o “Big Brother” arrasa todas as audiências. Pela primeira vez, a TVI ultrapassou a SIC e as produções nacionais ultrapassam as brasileiras. É também nesta altura que se dá a segunda Guerra de Audiências, numa luta pelo horário nobre e exploração de novos targerts, tais como o público infanto-juvenil.

A Professora Catarina Burnay utiliza o exemplo da novela “Laços de Sangue”, uma co-produção entre Portugal e Brasil. Ainda fala sobre a importância das novelas Portuguesas hoje e o reconhecimento internacional e a Professora Maria de Lopes falou acerca da internacionalização dos produtos e citou vários exemplos práticos. O Colóquio teve fim às 16:50mn. Foi um evento bastante esclarecedor e educativo do qual gostei muito de participar.  

 

Galeria de Fotos: Coloquio


Crie o seu site grátis Webnode